Rastreamento Googlebot – Atualizar o site periodicamente e o SEO
Dados demostram que o Googlebot reduziu a periodicidade e o rastreamento de sites está muito mais lento.
Em vários partes do mundo editores de conteúdo e webmasters estão notando através de dados estatísticos que a atividade do Googlebot reduziu drasticamente e o rastreamento de sites está muito mais lento.
No documento de ajuda do Google encontramos a informação : “O Google tem algoritmos sofisticados para determinar a velocidade de rastreamento ideal para um site. Nosso objetivo é rastrear o maior número possível de páginas no seu site a cada visita, sem sobrecarregar a largura de banda do servidor”.
Confira aqui: https://support.google.com/webmasters/answer/48620?hl=pt
Isto quer dizer que depois de um certo tempo analisando seu site o algoritmo do Google definirá uma periodicidade de rastreamento para seu site ou loja. Em outras palavras se o seu site é somente atualizado a cada 2, 3, 6 meses ou mais. É a partir desta conclusão que o Google definirá o tempo de rastreio do seu site impactando o esforço de SEO Rank.
O que isso tem a ver com você e o SEO?
Se você possui um site ou loja virtual deve manter sempre seu site atualizado. Mude periodicamente banners promocionais, imagens, texto, publique novos posts em períodos mais curtos de tempo. Não necessariamente todos de uma vez.
Se estiver precisando de monitoramento ou manter seu site atualizado fale conosco
Evidência de rastejamento reduzido para sites que demoram atualizar seu conteúdo
Evidências da mudança no rastreamento do Google têm se acumulado em milhões de sites pelo mundo. Alguns serviços de rastreamento e análise de log como o Seolyzer, apresentaram dados do comportamento de rastreamento do Google que mostrou uma queda dramática na atividade de rastreamento. Isto pode influenciar o SEO do seu site negativamente.
O Googlebot reduziu drasticamente sua atividade de rastreamento em muitos sites grandes desde 11 de novembro às 18h (GMT).”, acrescenta.
Código do servidor 304 e o Rastreamento do Googlebot
Alguns notaram um padrão com o Googlebot que de repente não está rastreando mais páginas que exibem um código de resposta de servidor 304. Um código de resposta 304 significa 304 (que o site não foi modificado).
Esse código de resposta é gerado por um servidor quando um navegador (ou Googlebot) faz uma solicitação de uma página.
Isso significa que um navegador (ou Googlebot) informa ao servidor que tem uma página da web salva em cache, portanto, e que não deve se preocupar em veiculá-la ou rastreá-la, a menos que a página tenha sido atualizada (modificada).
Em outras palavras, não há necessidade de o servidor transferir um espelho do site porque a solicitação indica que o cliente já possui uma representação válida; o servidor está, portanto, redirecionando o cliente para fazer uso desse espelho armazenado como se fosse a imagem atual do site”.
Resposta 304 causa menos rastreamento do Googlebot?
Uma vez que um site apresente por longos períodos o código 304 (sem modificações), pode ser que estes períodos se tornem ao longo do tempo o prazo padrão de indexação e a periodicidade de rastreamento do site.
“Algoritmos sofisticados para determinar a velocidade de rastreamento ideal para um site”
Notadamente diversos sites estão com um problema semelhante em que as páginas que atendiam a uma resposta 304 tinham taxas de rastreamento drasticamente mais baixas. Google diz que nada mudou, de fato mas o que está na página deixa uma pista bem clara.
O Google reduziu o rastreamento da sua página da web?
Há algumas alegações de que o Google parou de indexar completamente, mas isso não está incorreto. No entanto, há uma discussão significativa sobre as mídias sociais apoiadas por dados que comprovam que os padrões de indexação do Googlebot mudaram.
Fonte: SC24h
ai/UNO