Como funciona o tráfego orgânico?
A maneira mais simples de se referir ao tráfego orgânico é pensar sobre qual é o resultado de pesquisa mais relevante para um usuário que digita uma palavra-chave ou consulta específica no Google/Bing.
O tráfego orgânico (Otimização SEO) é um processo composto por várias estratégias de marketing digital para garantir que nosso resultado apareça primeiro ou, no mínimo, na primeira página dos resultados dos buscadores.
Aparecer no topo do Google não é um truque de mágica. É preciso coordenação e cooperação de muitos departamentos diferentes, adesão de executivos, uma equipe talentosa de profissionais de marketing, experts em Otimização SEO e uma maneira viável de rastrear e monitorar seus resultados.
O tráfego orgânico consiste em uma variedade de técnicas diferentes, como pesquisa de palavras-chave, otimização e criação de conteúdo, auditoria técnica e estratégias de marketing offline.
O objetivo da busca orgânica é garantir que o usuário tenha uma ótima experiência em seu site e landing pages, e obtenha a resposta que procura – seja consumir conteúdo, comparar duas coisas entre si ou comprar um produto.
O Google realmente não se importa com tráfego orgânico. O que o Google se preocupa é garantir que seus usuários encontrem conteúdo exclusivo, útil e relevante para o que estão procurando.
Se você puder combinar seu conteúdo com o coração e a mente do usuário, poderá garantir que o Google ou Bing recompense seus esforços e mostre sua página mais acima nas SERPs.
Maneiras de criar uma ótima experiência do usuário em seu site
O tráfego orgânico é dividido em três categorias principais: relevância, descoberta e autoridade.
Relevância é a importância do tema e do conteúdo de uma página relacionado a palavras-chave específicas.
A capacidade de descoberta é a capacidade de um site ser encontrado e indexado adequadamente pelos mecanismos de pesquisa.
Autoridade é a autoridade da página nos mecanismos de pesquisa.
Esses fatores podem contribuir para que as páginas de um site tenham uma classificação mais alta nas SERPs, idealmente na primeira página.
Coordenação do Trabalho
Aqueles que trabalham em SEO precisam passar uma lista de tarefas para vários departamentos diferentes do seu negócio. Na verdade a empresa como um todo precisa pensar, respirar e viver o SEO para garantir que você possa continuar fornecendo a melhor experiência do usuário (UX) aos seus clientes.
Os profissionais de SEO e toda equipe de uma empresa precisam estar em sintonia para criar conteúdo de alta qualidade. Eles também precisam trabalhar em conjunto para garantir que seu site seja tecnicamente sólido e, finalmente, eles precisam monitorar todos esses resultados para garantir que o que estão fazendo está funcionando.
A equipe de criação de sites deve garantir que cada conteúdo carregue rapidamente e seja facilmente encontrado pelo Google ou Bing e pelos usuários. A velocidade da página e do site também é importante, pois o Google valoriza isso no que se refere à experiência do usuário.
Pense em quantas vezes você saiu de um site porque ele carrega lentamente – é por isso que é importante considerar isso ao criar conteúdo.
Uma das melhores maneiras de garantir que esse conteúdo seja encontrado é vinculando seu conteúdo relevante internamente. Isso torna mais fácil para o Google e os usuários encontrarem seu conteúdo e entenderem o conteúdo relacionado.
Como você pode ver, muitos fatores e equipes diferentes estão envolvidos para garantir que seu site esteja em boa forma, o que faz os esforços de SEO serem bem-sucedidos.
Uma das melhores maneiras de obter mais adesão ao SEO é mostrar aos colegas e departamentos da equipe o impacto que isso pode ter em seus negócios, reconhecimento de marca e visibilidade online.
Por que o tráfego orgânico é importante para o seu negócio
O tráfego orgânico é importante para sua empresa porque seu consumidor gasta uma quantidade significativa de tempo procurando respostas para perguntas ou problemas no Google.
Atualmente, existem mais de 2 trilhões de pesquisas no Google todos os anos. Além disso, o tráfego mais eficaz é o proveniente de pesquisa orgânica. Afinal você não paga pelo "Topo do Funil", é grátis.
Com o crescimento do celular, todos os dias, 96% das pesquisas são feitas pelo celular.
Pense na frequência com que você digita algo no Google em seu smartphone, seja para pesquisar o filme mais recente de um ator, encontrar um novo produto, procurar um local ou digitar algo pessoal que não deseja perguntar a mais ninguém.
O ponto é que o Google é o lugar onde seus clientes em potencial vão para começar a jornada do comprador, por isso é importante garantir que você esteja investindo em pesquisa orgânica para poder classificar na primeira página para termos relevantes.
Se você continuar pensando na equipe de SEO como os zeladores da organização, seu tráfego orgânico nunca aumentará.
Você precisa ser mais proativo com as estatísticas do seu site e usar essas informações para potencializar o que você faz internamente e criar uma estratégia e um programa de SEO eficiente.
Gostemos ou não, as pessoas estão usando o Google ou Bing para cada coisa em seu dia a dia, então precisamos começar a investir mais tempo em SEO da mesma forma que as empresas dedicam tanto tempo ao tráfego pago. pesquisa paga.
A diferença entre pesquisa paga (SEM) e orgânica (SEO)
A principal diferença entre a pesquisa paga e a orgânica é que a pesquisa paga é uma fonte de tráfego comprado, enquanto o tráfego orgânico é obtido ao fornecer os melhores resultados para uma determinada pesquisa.
Normalmente, a pesquisa paga é localizada na parte superior ou inferior da SERP com um rótulo “Anúncio”. Tudo o que está abaixo desses anúncios pagos são os resultados da pesquisa orgânica.
A tráfego orgânico é uma estratégia de curto prazo para aparecer nos mecanismos de pesquisa, porque no segundo em que você para de pagar pelos anúncios, sua empresa ou negócio some também.
A pesquisa orgânica é uma estratégia de longo prazo para aparecer nos mecanismos de pesquisa, porque você pode classificar consistentemente na primeira página por anos, implementando apenas pequenos ajustes na página de classificação.
É uma maneira muito mais econômica de obter tráfego e conversões porque você não está pagando toda vez que alguém clica no seu conteúdo.
Os resultados da pesquisa orgânica podem ser exibidos de várias maneiras: links azuis padrão, resultados da caixa de resposta, "pessoas também perguntam", imagens, vídeos etc.
Precisamos priorizar o tráfego orgânico porque a taxa de cliques é quase dez vezes maior do que a pesquisa paga.
Agora pense na frequência com que você pula os anúncios no YouTube ou avança rapidamente durante os comerciais. Simplesmente observando o comportamento do usuário, sabemos que os anúncios pagos não são mais o lugar mais apropriado para obter informações do que a pesquisa orgânica.
Os usuários preferem navegar e clicar nas listagens orgânicas porque sabem que esse conteúdo terá a resposta que desejam.
Não é que devamos evitar completamente a pesquisa paga, mas deve haver um equilíbrio saudável e sinergia entre seus esforços pagos e o tráfego orgânico, em vez de concentrar todos os seus recursos nos ganhos de curto prazo fornecidos pela pesquisa paga.
Fonte:
SC24h
SEJ